Com a vida agitada que levamos hoje, muitas pessoas acabam por aderir ao sedentarismo e não fazer qualquer tipo de atividade física. Ignorando assim o quanto é necessário para o organismo, e principalmente para quem está na terceira idade. Não importa que tipo de atividade física realiza se é caminhada, corrida, pilates, academia de musculação, natação ou hidroginástica, desde que saia do sedentarismo.
Entre os benefícios para o corpo que uma atividade física promove estão: o controle do peso com a queima de calorias, controle dos níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes, da pressão alta, combate o stresse e a depressão, mantém os ossos fortes, diminui as possibilidades de ataque do coração, entre outros.
Os exercícios mais adequados são o exercício aeróbico(andar, correr ou nadar), o treino de resistência para fortalecer os músculos e exercícios de alongamento para evitar andar a arrastar o pé no chão com passos curtos.
Seja qual for seu exercício, é importante praticar pelo menos 3vezes por semana, num total de 150 minutos . Dessa forma, o seu corpo, músculos e articulações podem ser tão saudáveis quanto possível e garantam uma vida mais saudável. Mas lembrando que a OMS –organização mundial de saúde – recomenda 40 minutos 5x por semana.
Contudo antes de começar um exercício, fale com o seu médico ou enfermeiro para ver o mais adequado a seu biótipo.
Se não gosta de atividade física tente mudar os seus hábitos no seu dia a dia que podem ajudar como descer ou subir de escadas, estacione o carro mais longe para que possa andar até chegar em seu destino e tente caminhar mais em atividades do dia a dia como ir ao mercado ou farmácia a pé. Em casa evite ficar muito tempo sentado procure movimentar-se.
O importante é não ficar parado.
