Processo de Envelhecimento

O Envelhecimento é definido como um conjunto de processos físico ou biológico, psicológico e social, que provocam alterações, ao longo do tempo, na capacidade dos indivíduos, influênciando a sua definição social (Fechine et al., 2012).

A idade cronológica é o critério mais utilizado na definição do envelhecimento, contudo, é uma variável bruta e pouco precisa.  Apesar do envelhecimento ser um processo natural, universal e comum a todos os seres vivos, a forma como cada indivíduo envelhece é particular e única, tornando esse processo heterogéneo, ou seja, indivíduos da mesma idade cronológica podem estar em estágios diferentes de envelhecimento . Os fatores genéticos, as condições ambientais e culturais podem explicar a forma distinta como cada pessoa envelhece.

Neste sentido, o processo de envelhecimento apresenta três componentes: 1) Biológica, que reflete uma crescente vulnerabilidade e de onde resulta uma maior probabilidade de morrer; 2) Social, relativa às expectativas da sociedade para este nível etário, no que respeita aos seus papéis sociais; 3) Psicológica, definida pela capacidade que o indivíduo tem de auto-regulação face ao processo de senescência.

Fechine, B., & Trompieri, N. (2012). O Processo de Envelhecimento: as principais alterações que acontecem com o idoso com o passar dos anos. Revista Científica Internacional, 1(1), 106–132

Deixe um comentário